sábado, 22 de maio de 2010

O uso da imagem fixa na sala de aula




A utilização da imagem em sala de aula é fundamental para o processo de ensino aprendizagem, por exemplo as obras de Bruegel sobre o período da Idade Média, ilustram o cotidiano desta época, com essas imagens é possível problematizar com os alunos diversos assuntos relacionados a História. Mas para o professor que pretende se dedicar ao uso das imagens fixas na sala de aula, ele deve levar em conta alguns aspectos,como por exemplo,que a imagem é polissêmica, pois até um simples retrato admite várias interpretações, ela pode representar os nossos sentimentos no momento em que a observamos, cabe ao professor está atento as estas diferenciações de sentido.Outro fator importante é que a imagem possui um efeito de realidade, o que torna escorregadio o terreno para quem decide pelo uso de imagens ,ou seja, a capacidade da obra de parecer com a própria realidade, um exemplo disso é comparar o quadro de D. Pedro I e D. Pedro II com os alunos, quem é o pai e quem é o filho. Sabemos que a construção da imagem de Pedro I como jovem, estava relacionada com as intenções políticas da representação de um novo império e a de Pedro II velho, a de um país pós-monárquico que demonstrava as intenções dos republicanos em explicar a queda da monarquia envelhecida que não teria mais continuidade.Fica aqui então o conselho para quem vai utilizar a imagem fixa em sala de aula, é necessário explicar e contextualizar historicamente cada obra, porque ver não é sinônimo de conhecer!

Um comentário:

  1. Interessante seu texto, pretendo trabalhar no meu tcc o uso de imagens nas aulas de história, vc poderia me indicar algumas obras? Grato! Pedro.

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