sábado, 22 de maio de 2010

A história das marcas


Antes de estudar história e seguir carreira na área, estudei por um breve período publicidade, um dos livros que li neste curso foi do historiador Peter Burke - A fabricação do Rei - a construção da imagem pública de Luís XIV, que discute a história das representações e como foi administrada a imagem do Rei. Anos depois usei o mesmo livro na graduação em história, uma obra fantástica que compõem minha biblioteca até hoje. Ultimamente em minhas aulas do mestrado, temos discutido bastante a utilização de siglas e símbolos na história política, e também nos meios de propaganda, quando vi no site café história a indicação do blog sobre a história das logomarcas no Brasil, considerei a pesquisa de enorme importância, por isso, estou disponibilizando para vocês o endereço do blog, quem sabe sairá uma nova pesquisa a partir desta análise.
http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/

Foto: Preservativos Jontex.

Resumo da história segundo o "Mundo das Marcas":

A marca de preservativos JONTEX foi introduzida no mercado brasileiro no longínquo ano de 1937 pela empresa americana Johnson & Johnson, em uma época que falar sobre sexo ainda era tabu. O nome da marca é a junção das iniciais sem a letra H da palavra JOhNson e das três últimas letras da palavra láTEX, principal matéria-prima do produto. No logotipo a letra “O” é representada pelo símbolo utilizado para designar o sexo masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário