Pular para o conteúdo principal

Uma boa indicação!



Existem filmes que são marcantes em nossa vida, às vezes por tocarem em assuntos delicados ou simplesmente por conseguirem risadas inesquecíveis, os dois filmes que vou indicar se encaixam nessas duas definições, são filmes inteligentes, com bons roteiros e excelentes fotografias são eles: trem da vida e casamento silencioso, Ambos os filmes fazem críticas políticas suaves, o primeiro contra o movimento nazista e o segundo ao comunismo, existem diversas semelhanças entras as duas obras como a simplicidade dos dois vilarejos, os sujeitos peculiares de cada lugar e a beleza sutil das duas histórias narradas com harmonia entre a comédia e o drama. Eis os resumos de cada um:

Trem da vida - Europa Oriental, 1941. Em uma remota aldeia com uma população basicamente de judeus Shlomo (Lionel Abelanski), o louco do lugarejo, anuncia que os nazistas estão chegando e que a aldeia deles será a próxima que deverá ser atacada por eles. O conselho de sábios da aldeia delibera o que deve ser feito, mas é Shlomo quem tem uma idéia inspirada ao elaborar um plano de fuga, no qual eles simularão uma falsa deportação com parte dos judeus se fazendo passar por nazistas, com os falsos alemães levarão os "prisioneiros" até a Palestina. Embora vários estejam convencidos que Shlomo está fora de seu juízo perfeito, o plano segue adiante. Primeiro são selecionados certos membros da aldeia para se fazerem passar por nazistas, com vagões sendo comprados e reformados. Logo o trem está pronto e a aldeia é deixada para trás, mas quando começa a viagem algo inesperado acontece: as encenações se tornam mais realistas, pois os "nazistas" se tornam mais autoritários. Os "deportados" tramam uma rebelião contra seus falsos algozes e outros se declaram "comunistas", além disto, surgem verdadeiros alemães no caminho.

Casamento silencioso - Na Romênia de 1953, Mara e Iancu preparam-se para se casar, todos os habitantes da vila estão ansiosos para a festa dos noivos, porém, para o espanto de todos, o prefeito da cidade junto ao comandante do regimento anunciam uma semana de luto devido à morte de Stalin. Durante essa semana, nenhuma festa ou comemoração são permitidas. Apesar da proibição, os noivos e seus convidados irão mostrar muita criatividade para continuar a festa.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Revista "O Cruzeiro" foi digitalizada

Todo o acervo da revista "O Cruzeiro" foi digitalizado, sua atuação foi pelos anos 20 até meados dos anos setenta, era especializado em biografias de pessoas famosas da recente História do Brasil.De acordo com o editorial do site: “ Não são reproduções de páginas de O Cruzeiro. É uma versão on line mesmo. Com atualização semanal, o internauta poderá ver a capa da revista, entrar no sumário, escolher a matéria, ler na íntegra, ver as fotos tratadas... do mesmo jeito que se vê no site de uma revista atual” . Lá, será possível se encantar com a primeira edição, de 1928, e a última, de 1975. Também estão disponíveis as dez primeiras capas e outras curiosidades. Site: http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/

Plantas da cidade de Fortaleza

As plantas das cidades são fontes de grande importância para os historiadores, a partir delas podemos extrair informações espaciais importantes sobre a localização dos sujeitos, a disposição dos grupos sociais ou a divisão topográfica. Seguem algumas da cidade de Fortaleza. Descrição dos mapas: 1 - Planta de Fortaleza de 1856 2 - Planta elaborada por Hebster 3 - Planta da capital do Ceará de 1859 4 - Planta dos suburbios de Fortaleza(1875) 5 - Planta dos abarracamentos e distritos de Fortaleza(1877-1888) Fonte: doadas por Cícera Barbosa