"A foto antes da foto".


A foto acima fez história. Foi registrada em 1989 pelo fotógrafo Charlie Cole, durante o conhecido massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim, capital da China. O acontecimento consistiu em diversos protestos liderados por estudantes chineses – entre abril e junho de 1989 –, fortemente reprimidos pelo exército local. Na foto, um manifestante desafia uma fila de tanques de guerra durante o massacre.
Mas não é essa a novidade. Agora, uma segunda foto daquele mesmo dia, de autoria desconhecida, está circulando aos montes pela internet e sendo compartilhada por milhares de usuários no Facebook. Divulgada como “A foto antes da foto”, a imagem foi aparentemente feita minutos ou segundos antes da clássica acima. Nela, é possível ver chineses correndo em primeiro plano e, ao fundo no lado esquerdo, o homem que ficou famoso por se posicionar a frente de tanques – estes se encontram no lado direito da foto. Confira:

site original: http://colunas.revistaepoca.globo.com/bombounaweb/2012/05/09/bomba-na-web-foto-que-mostra-chines-segundos-antes-de-desafiar-tanques-em-1989/

Comentários

Postagens mais visitadas