Memória da educação

A memória da educação paulista conta com uma diversidade de atores, de visões e de temporalidades. Em cada tipo de documentação pode-se vivenciar um pouco da história da educação no campo, na cidade, no litoral, contada pela ótica de alunos, professores, inspetores, diretores. As relações, discordâncias e ausências em seus discursos permitem que se chegue um pouco mais perto das experiências educacionais das gerações passadas.
Variados caminhos convergem nessa documentação: podemos apreender o desenrolar dos métodos pedagógicos, as modificações na estrutura física e patrimonial da educação pública, mas também é possível conhecer diversos aspectos da vida cotidiana da sociedade, através de suas relações com o meio escolar. Bom exemplo disso é a utilização dos prédios de vários grupos escolares e escolas como quartéis nas Revoluções de 1930 e 1932, fartamente referenciada em documentos desse período.
Novos documentos serão acrescentados gradativamente no site, cobrindo outros períodos e níveis de ensino a fim de proporcionar um maior conhecimento e acesso aos segmentos de nosso acervo que versam sobre esse tema.
Site para pesquisa: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/index.php
Comentários
Postar um comentário