Pular para o conteúdo principal

Memória da educação

“Memória da Educação” é um site direcionado a pesquisadores e interessados nos documentos sobre a história da educação nos séculos XIX e XX que integram o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. São disponibilizados relatórios, dados estatísticos, instruções pedagógicas, revistas, trabalhos escolares, ou seja, uma multiplicidade de tipos documentais que permitem uma aproximação do pesquisador com a complexidade dessa temática.

A memória da educação paulista conta com uma diversidade de atores, de visões e de temporalidades. Em cada tipo de documentação pode-se vivenciar um pouco da história da educação no campo, na cidade, no litoral, contada pela ótica de alunos, professores, inspetores, diretores. As relações, discordâncias e ausências em seus discursos permitem que se chegue um pouco mais perto das experiências educacionais das gerações passadas.

Variados caminhos convergem nessa documentação: podemos apreender o desenrolar dos métodos pedagógicos, as modificações na estrutura física e patrimonial da educação pública, mas também é possível conhecer diversos aspectos da vida cotidiana da sociedade, através de suas relações com o meio escolar. Bom exemplo disso é a utilização dos prédios de vários grupos escolares e escolas como quartéis nas Revoluções de 1930 e 1932, fartamente referenciada em documentos desse período.

Novos documentos serão acrescentados gradativamente no site, cobrindo outros períodos e níveis de ensino a fim de proporcionar um maior conhecimento e acesso aos segmentos de nosso acervo que versam sobre esse tema.

Site para pesquisa: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/index.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista "O Cruzeiro" foi digitalizada

Todo o acervo da revista "O Cruzeiro" foi digitalizado, sua atuação foi pelos anos 20 até meados dos anos setenta, era especializado em biografias de pessoas famosas da recente História do Brasil.De acordo com o editorial do site: “ Não são reproduções de páginas de O Cruzeiro. É uma versão on line mesmo. Com atualização semanal, o internauta poderá ver a capa da revista, entrar no sumário, escolher a matéria, ler na íntegra, ver as fotos tratadas... do mesmo jeito que se vê no site de uma revista atual” . Lá, será possível se encantar com a primeira edição, de 1928, e a última, de 1975. Também estão disponíveis as dez primeiras capas e outras curiosidades. Site: http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/

Plantas da cidade de Fortaleza

As plantas das cidades são fontes de grande importância para os historiadores, a partir delas podemos extrair informações espaciais importantes sobre a localização dos sujeitos, a disposição dos grupos sociais ou a divisão topográfica. Seguem algumas da cidade de Fortaleza. Descrição dos mapas: 1 - Planta de Fortaleza de 1856 2 - Planta elaborada por Hebster 3 - Planta da capital do Ceará de 1859 4 - Planta dos suburbios de Fortaleza(1875) 5 - Planta dos abarracamentos e distritos de Fortaleza(1877-1888) Fonte: doadas por Cícera Barbosa