Pular para o conteúdo principal

Diccionario Bio-bibliographico Cearense - Barão de Studart


Os historiadores cearenses utilizam de forma recorrente as fontes relacionadas ao Barão de Studart, principalmente o seu Dicionário Biográfico que contém os nomes e resumos da vida de diversas personalidades do século XIX no Ceará, o que poucos sabem é que já existe um site que possui as algumas informações dos 3 volumes em formato de pesquisa por nomes ou verbetes, no site:
http://www.ceara.pro.br/cearenses/Cearensesindex.asp?offset=1490

Ainda no mesmo site encontramos os seguintes links:

Fortaleza Antiga - É um trabalho desenvolvido pelo Arquivista Nirez (Miguel Ângelo de Azevedo) que permitiu a divulgação de fatos e comentários seus publicados na obra - Fortaleza Ontem e Hoje.

Fatos Históricos - É um trabalho de coletânea de dados históricos oriundo de várias obras, tendo como principais fontes: Cronologia Ilustrada de FORTALEZA Roteiro para um turismo histórico e cultural , Autor: Nirez, e artigos da Revistas do Instituto do Ceará - que contempla um total de mais de 20.000 fatos da História do Ceará (sempre crescente), onde há a possibildiade de se pesquisar por data ou por verbete um determinado fato da história.

Cearenses Ilustres - É uma coletânea de várias obras que contemplam biografias de cearenses, permitindo o acesso por Nome (de família ou de Guerra), bem como sobrenomes de famílias. Há catalogadas, cerca de 2.500 biografias de cearenses.

Instituto do Ceará - É o site OFICIAL do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico, instituição secular cearense, guardião da História e dos Homens de História. Neste menu você encontrará centenas de livros e artigos publicados pelos seus sócios fundadores e membros atuais, num total de 3200 artigos, 60.000 páginas de história.


http://www.ceara.pro.br/gerais/sobreosite.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista "O Cruzeiro" foi digitalizada

Todo o acervo da revista "O Cruzeiro" foi digitalizado, sua atuação foi pelos anos 20 até meados dos anos setenta, era especializado em biografias de pessoas famosas da recente História do Brasil.De acordo com o editorial do site: “ Não são reproduções de páginas de O Cruzeiro. É uma versão on line mesmo. Com atualização semanal, o internauta poderá ver a capa da revista, entrar no sumário, escolher a matéria, ler na íntegra, ver as fotos tratadas... do mesmo jeito que se vê no site de uma revista atual” . Lá, será possível se encantar com a primeira edição, de 1928, e a última, de 1975. Também estão disponíveis as dez primeiras capas e outras curiosidades. Site: http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/

Plantas da cidade de Fortaleza

As plantas das cidades são fontes de grande importância para os historiadores, a partir delas podemos extrair informações espaciais importantes sobre a localização dos sujeitos, a disposição dos grupos sociais ou a divisão topográfica. Seguem algumas da cidade de Fortaleza. Descrição dos mapas: 1 - Planta de Fortaleza de 1856 2 - Planta elaborada por Hebster 3 - Planta da capital do Ceará de 1859 4 - Planta dos suburbios de Fortaleza(1875) 5 - Planta dos abarracamentos e distritos de Fortaleza(1877-1888) Fonte: doadas por Cícera Barbosa