sábado, 30 de abril de 2011

As mulheres e o véu no mundo islâmico



O uso do véu, do chador, da burca e de outros adereços da cultura islâmica feminina varia de acordo com as tradições de cada país.

Iraque - Até a queda de Saddam Hussein, a maioria das mulheres não usava as vestes tradicionais islâmicas. Com a ascensão da maioria xiita, muitas se cobrem temendo punições. No sul, até as cristãs têm de usar o véu.

Irã - Leis exigem que se cubra o cabelo. As mulheres usam lenços na cabeça, mas não no rosto. As mais velhas usam o chador, manto preto que cobre a cabeça e o corpo.

Turquia - O estado laico baniu o véu de prédios públicos. Mas não há um relaxamento da lei com a crescente influência de grupos islâmicos. Muitas mulheres usam o véu em grandes cidades.

Líbano - É um dos países mais liberais do mundo mulçumano. É comum ver jovens de jeans ao lado de mulheres cobertas.

Jordânia - Não há debate público sobre o tema, mas em famílias conservadoras é comum mulheres usarem o jijab, véu que cobre o rosto e deixa só os olhos a mostra.

Afeganistão - O Taleban obrigava as mulheres a se cobrir dos pés a cabeça com a burca. Com a queda do regime, em 2011, o uso da burca se tornou opcional.

Malásia - O uso do véu cobrindo a cabeça e o pescoço, chamado de tudung, aumentou nos últimos quinze anos. Hoje as mulheres são pressionadas a usá-lo.

Fonte: Oliveira, Gisele. J. - As mulheres e o véu no mundo islâmico. Folha de São Paulo, 20 de nov 2006.

5 comentários:

  1. horrivel em plena século XXI as mulheres serem tão submissas nesses países.. Vergonha mesmo!

    ResponderExcluir
  2. mas por qual motivo ela deve se cobrir

    ResponderExcluir
  3. eu sou o anônimo a sima e me responda o quanto antes possivel

    ResponderExcluir
  4. Absurdo as mulheres terem que se tornar tão submissa as regras, algumas temem com medo de serem punidas se não houver o uso. Lastimável ver mulheres se escondendo atrás de panos.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria muito de Me vestir assim, seila e diferente pq não aderir um novo estilo xD

    ResponderExcluir